TRANSLATE IT!

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Joystick #4: COOOORRAM! Games MMO survivor!

Para quem não sabe, survivor horror é um gênero muito popular no mundo dos games onde o protagonista se vê sozinho em um ambiente desolado, tendo que lutar contra aberrações para sobreviver. Como exemplo temos os clássicos Resident Evil e Silent Hill, mas agora uma nova franquia do gênero está dominando a rede. 


A princípio não reparei em nada demais quando cliquei em Rebuild 2 no Newgrounds. Chamou-me a atenção primeiramente pela artwork, depois pela idéia: liderar um grupo de sobreviventes de uma cidade e reconstrui-la em meio ao apocalipse zumbi. Devo dizer, não é uma tarefa fácil. É preciso recrutar cada vez mais sobreviventes, alinhar construções à barricada, construir fazendas, confrontar hordas de zumbis... No começo parece simples, mas quando seus melhores sobreviventes começam a morrer, todos estão infelizes e não tem comida a situação começa a ficar séria. Em muitas páginas desse jogo reparei em um link para um tal de Dead Frontier e logo percebi que essa é uma série de jogos que está dominando a rede. Há três jogos da série no Newgrounds, além da vertente Rebuild, e ainda a versão online que pode ser jogada no próprio navegador, sem instalar!


Dead Frontier tem como base o enredo de Resident Evil, no qual uma grande corporação responsável por boa parte da indústria farmacêutica cria um vírus que regenera células mortas. Pelo menos foi isso que entendi da introdução que não escutei direito pela péssima qualidade do meu áudio (ou talvez seja a mixagem ruim; são fatores a considerar). Primeiro pensei "como assim um MMO survivor que não é point&click?", mas depois a jogabilidade ficou bem clara e depois que se acostuma com os vários comandos do teclado, é bem simples. Além disso é interessante reparar em como a produção se preocupou com a verossimilhança, como a comida ser prioridade para os mais novos e necessitados fisicamente, obrigando o jogador a sair pelas ruas infestadas de zumbis à procura de recursos que lhe dêem direito a alimentação. E isso não é um mero detalhe histórico, há um marcador de fome! A atmosfera também é fiel, dando uns sustos quando de repente um zumbi aparece e corre pra cima de você. Atirar adianta? Claro que não! Além de a arma inicial armazenar poucas balas, tem um tempinho para recarregar e a munição não é ilimitada. Sempre podemos contar com a boa e velha faca, que na minha opinião é bem mais prática, mas não deixa de ser agoniante saber que seu avatar está morrendo nas mãos de um canibal que já teve uma casa, um emprego, uma família.

Crie seu sobrevivente

DIIIIE, MONSTER! u.u
Eu particularmente não gosto de MMOs. Não vejo mais sentido em fazer um monte de missões, sair matando monstros a torto e a direito pra chegar no nível máximo de gostosura pra... Pra quê mesmo? Apesar de não ver muito sentido no gênero, recomendo Dead Frontier e suas vertentes. É fiel ao gênero proposto e foi muito bem feito, dando atenção à atmosfera e verossimilhança. Você pode jogar tanto no site oficial quanto baixando o aplicativo no santíssimo Google Chrome.

Jogos de zumbis no Newgrounds (inclui Rebuild 1 e 2 e Dead Frontier -Nights one, two and three)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...