TRANSLATE IT!

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Joystick #6: Sadness


Sadness era um promissor jogo para Wii anunciado quando o console ainda era chamado de Nintendo Revolution. Sim, era, pois o projeto foi cancelado, ou melhor... Não, não contarei agora, primeiro leia um pouco sobre o projeto.


A história se passa pouco antes da Primeira Guerra Mundial, no leste europeu, provavelmente na Eslováquia. Os irmãos Maria e Alexander sofrem um acidente de trem, do qual ele sai cego e ela tem como missão protegê-lo de criaturas sobrenaturais (baseadas em lendas eslavas). O único problema é que ela não tem arma alguma, precisa usar tudo que estiver a seu alcance. A atmosfera em preto e branco garantiria o clima denso e agoniante do game. Tais fatores fizeram do projeto um assunto frequente em fórums e blogs de games, até que o tempo foi passando e a Nibris, produtora independente responsável pelo título, começou a se enrolar com a divulgação. Foi quando a existência do projeto começou a ser questionada. Vamos entender por que:

Tudo que se tinha do jogo até então era o suposto vídeo de divulgação para a E3 em que uma mulher aparece jogando e interpretando Maria (sim, uma mulher de carne e osso, nenhuma cena in-game), algumas artworks, comentários que diziam que Alexander seria filho de Maria e posteriormente uma trilha sonora com treze faixas de menos de um minuto cada. Todos esses fatores e poucos comentários acerca do desenvolvimento do projeto pela Nibris geraram uma grande indignação nos gamers, até que foi anunciado o cancelamento de Sadness pelo sonoplasta, afirmando que o mais perto que chegariam do jogo seria através de suas curtas composições, pois Sadness nunca existiu. Para tirar a prova, basta dar uma olhada no site oficial da produta e conferir todo seu conteúdo.

Descobri a "existência" da fraude na revista Mundo Estranho de dezembro, na qual Sadness foi dito como um dos primeiros jogos para Wii que infelizmente foi cancelado. Nem a redação da Mundo Estranho tem noção que foi vítima dessa grande fraude do mundo dos games, mas não os culpo, pois os maiores sites do console ainda têm em seus arquivos o título sem data prevista para o lançamento. À propóstio, eu cortei e entitulei a imagem que encabeçalha esta postagem com a fonte usada em todas as outras imagens de divulgação, a Scriptina Pro.

Como artista eu acho uma pena que Sadness sequer tenha existido, pois sua idéia de demonstrar o medo humano diante do desonhecido (bem Lovecraft) era boa, assim como o concept art e a trilha sonora. Só de ouvir o ritmo do piano do sonoplasta de nome complicado e ver algumas imagens com a sinopse na cabeça me fazem imaginar muitas cenas e mistérios que dariam um bom enredo. Mas se nunca existiu mesmo, então não seria crime fazer algo inspirado no "projeto", certo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...