TRANSLATE IT!

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Entenda o ENEM


Meus parabéns a quem sobreviveu ao ENEM nesse final de semana! Nem sei direito quantas horas os concorrentes tiveram esse ano, mas com certeza foi mais tempo do que passo dormindo. E então, estão se sentindo bem por terem feito uma prova tão boa? Sim, porque o tema da redação foi uma maravilha. Não lembro as palavras exatas que me disserem a respeito disso, mas tinha relação com a internet no século 21 e seus impactos. Nem lembro qual foi o tema do ano passado, só sei que era bem complicado e alvo de reclamações. Além disso, esse ano os meios de comunicação parecem aptos a relatar muitas das regras dessa porcaria de exame.

Sintam-se abençoados meus lindos, pois ano passado muita gente ficou bastante desinformada ou nem entendeu direito algumas regras por causa da negligência dos organizadores. Para começar que não importa quantas questões você acertou, e sim como as acertou. Parabenizo quem acertou 80, 90, 100; mas vocês têm que ter a mínima noção de que quantidade não é qualidade. Uma coisinha muito legal do ENEM é que as notas não são calculadas por itens acertados, e sim por peso de questão. Funciona assim: Haviam as questões X e Y. Fulano acertou X e Sicrano, Y. Acertaram a mesma quantidade de questões na prova e tiraram notas diferentes. Acontece que Fulano respondeu X de uma forma e Y de outra, enquanto que o mesmo aconteceu com Sicrano, porém o item que Fulano marcou em Y, mesmo que não fosse o mesmo que Sicrano, ainda assim não era totalmente errado, tinha coerência, sem falar que podia ser uma questão difícil que requer um conhecimento mais avançado. Complicado, não? Mas para mim foi fácil entender quando um professor se preocupou em parar para explicar essa loucura, o que estou certo de não ter acontecido com muitos jovens esse ano. Outro detalhe importantíssimo é a validade da nota. Pelo menos ano passado esse meu professor, que se preocuou em nos passar todas as informações exatas, vistas e revistas, disse que a nota adquirida na prova seria válida por dois anos. Aposto que muita gente nem fazia idéia de que, se foi bem ano passado, nem precisava ter refeito esse ano, que quando as inscrições fossem abertas poderia utilizar o resultado do ano passado. No caso, quem fez o teste ano passado e está satisfeito com sua nota, só iria precisar refazê-lo em 2012. Como você já fez mesmo, se sua nota tiver sido superior à precedente, então ficará assim, caso contrário, permanece a anterior.

Esses são os detalhes mais importantes que achei interessante compartilhar, pois já que não refiz o ENEM esse ano, não posso falar da qualidade da organização, a não ser que ainda não ouvi reclamações de quem esteve lá. Só gostaria de entender de onde esse povo inventa os locais de prova, porque o meu era um colégio no bairro de Damas do qual nunca ouvi falar. Alguém mais foi parar onde o vento faz a curva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...