TRANSLATE IT!

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tinta&Papel #2: Artemis Fowl


Artemis Fowl II é o herdeiro de uma riquíssima família de ladrões. Não no sentido perjorativo. Não, os Fowl eram corruptos, extremamente corruptos. Até que o pai do garoto, Artemis Fowl I, desaparece, sua mãe fica doente e o jovenzinho de apenas doze anos vê-se na obrigação de fazer algo por sua família, que além de tudo entrava em falência. Arty, no entanto, não é um garoto como qualquer outro de sua idade: ele é um pequeno gênio que já criou vários softwares, falsificou e vendeu os diários perdidos de Da Vinci, assim como as pirâmides (fatos extremamente fantasiosos, mas no enredo ficam excelentes). Seu maior feito, no entanto, foi descobrir a existência dos leprechauns e de suas grandes reservas de ouro. O ouro das fadas, como se sabe, é muito valioso, então após muitas investigações e contatos falhos, eis que ele encontra O Livro, que contém todas as instruções para uma fada. Dessa forma ele começa a planejar uma emboscada para conseguir ouro e reerguer o respeito de sua família.

Esse é o enredo do primeiro livro da série escrita pelo irlandês Eoin Colfer, que até agora conta com sete títulos. Artemis é de longe um dos melhores anti-heróis da ficção, além de um dos mais ricos, perdendo pro Tio Patinhas e Carlisle Cullen, ficando em terceiro lugar na lista feita esse ano pela Forbes. O garoto tem uma personalidade forte e seu vocabulário é bastante evoluido, assustando qualquer adulto com sua capacidade de deixá-los no chão. O mais interessante da franquia é conhecer o menino e perceber seu amadurecimento. No quarto livro ele volta um pouco à vida de crimes, mas logo se recupera e passa a ser um ajudante do Povo (como é conhecido o povo das fadas). Não li os outros por uma grande decepção com o final do quarto, mas creio que me agradariam em vários sentidos. O problema é que, na minha opinião, não tinha mais o que fazer com a história, e mesmo assim o sétimo livro foi lançado esse ano. Talvez outras pessoas gostem dos livros como estão, mas eu fico com aquele preconceito feio de que não deve estar tão bom, digno de uma aventura de Eoin Colfer. Apesar disso, é uma ótima leitura recomendada para qualquer pessoas dos 8 aos 80 anos!

A cronologia dos títulos fica assim:




Artemis Fowl: O menino prodígio do crime 
Artemis Fowl: Uma aventura no ártico
Artemis Fowl: O código eterno
Arquivo Artemis Fowl
Artemis Fowl: A vingança de Opala
Artemis Fowl: A colônia perdida
Artemis Fowl: O paradoxo do tempo
Artemis Fowl: O complexo de Atlântida

Todos os títulos da série, além de outros do autor, são publicados no Brasil pela editora Record.

Além das versões romantizadas também há as versões em quadrinhos (graphic novels). Aqui no Brasil foi publicado apenas O menino prodígio do crime em HQ.

Para mais informações e extras dos livros, acesse o site oficial irlandês (em inglês), o site oficial inglês e o fan blog brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...