TRANSLATE IT!

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A atual situação do Facebook


Creio que aqui não sejam necessárias apresentações, certo? Pois bem, vamos falar um pouco do atual estado do tão acessado Facebook. 

Foi-se o tempo do Orkut, em torno do qual muitas conversas de calçada de escola giravam. "Amiga, você viu o que fulano postou no perfil dele?" ou então "Mulé, tô indignada, sicrano tá com as fotos trancadas, num posso ver nada!". Devo admitir que foram bons tempos quando ainda era bom. Antes das mais recentes atualizações o trem estava numa velocidade ótima, mas depois que tentou ficar a cara do novo concorrente, o negócio começou a desandar. Certo que muito antes tinha gente colocando nome no perfil com apelidos ridículos e símbolos, tempo também que a falsidade já rolava solta, mas a inutilidade do Orkut se mostrou definitiva quando as últimas atualizações foram feitas. Ainda há quem acesse por pena, ou porque simplesmente se sentem mais familiarizados, mas o fato é que o dono do pedaço agora é o tio Mark e seu poderoso azulão.

O início do Facebook foi bem silencioso apesar de não necessitar de convite. Era tranquilo e confuso - sim, ele sempre foi complicado de mexer, isso não é de hoje -, além de livre de brasileiros, que desculpem meus conterrâneos, foram os responsáveis pela atual situação da rede social como a vemos em terras brasiles. Algumas atualizações realmente foram úteis, mas em outras ninguém nem repara, como aquela barra que mostra o que está acontecendo. Só fui reparar naquilo semana passada e fiquei me perguntando pra que servia. Ah, é mesmo. Pra que eu me mantenha informado da interessantíssima vida dos outros. Até aí tudo bem, mas começou aquele negócio de assinatura. Você pode adicionar beltrano, mas se ele não te quiser como amigo, cê pode saber da vida inteira do dito cujo pela assinatura. Assim que recebi a notificação sobre isso, pensei "agora isso aqui vai encher de posers querendo aparecer e um monte de gente falando besteira nas publicações deles só porque são dotados de alguma beleza exterior", e foi isso mesmo que aconteceu. Eu nunca liberei minha assinatura, pois já não tenho privacidade sem, imagine com, mas uma vez acabei assinando um garoto que tentei adicionar. Passei mais ou menos dois meses vendo as besteiras que ele publicava e as porcarias que as pessoas respondiam. Foi quando as assinaturas foram liberadas e todo mundo inventou de ser celebridade que o negócio começou a desandar.

Primeiro que uma rede social não tem o intuito de te deixar famoso, é só para interagir com outras pessoas. Aquilo não é um blog, então não o trate como tal (como já vi gente comentando que "ninguém comenta minhas postagens, mimimimi"). Se quer que as pessoas prestem atenção no que você fala, e que por favor seja de qualidade, faça como eu, use o Blogger, ou então crie seu tumblr, ou mesmo um Twitter, mas por favor, não tente chamar atenção no Facebook. Por conta dessa crescente vontade de virar celebridade começaram a postar fotos na intenção de fazer algum tipo de denúncia, o que até hoje se mostra completamente inútil. Já vi gato sem pele, gente com a cara quebrada, gente cagada mostrando explicitamente o estrago... Opa, espera! Volta pra frase anterior e repare no que falei. Sim, eu já vi no Facebook a foto de um homem (sim, um homem crescido, maior de idade, pagando suas contas e impostos) de quatro no chão do banheiro público colocando a cueca suja de lado para mostrar a merda que provocou o estrago todo - merda em todos os sentidos, porque isso é uma falta de vergonha de quem tira a foto e de quem compartilha. Por que ninguém compartilha arte, ou então a foto de um crepúsculo, ou uma notícia relevante sobre política? Se a sociedade brasileira fosse avaliada pelo que posta no Facebook, seria tida como mais-do-que-burra pela quantidade de inutilidade que posta. Aí entram também os memes - os famosos, queridos e divertidos memes. Sim, porque os blogs de humor são os maiores responsáveis pela quantidade de lixo virtual que entope a rede social. Certo que é um lixo virtual divertido - e que eu também compartilho, mas estou apenas expondo os fatos como eles são, não falando do que faço -, mas não deixa de ser lixo. Seus resíduos fisiológicos podem ser usados como adubo, mas você vai enfiar a mão na privada pra colocar aquilo nas suas plantinhas?

Então, a situação é a seguinte: o que nós brasileiros temos do Facebook é nada. O que tiramos de proveitoso e produtivo disso é nada. O tempo que passamos na frente do monitor rolando a barra para checar atualizações de status e compartilhamentos é perdido. Sério, muitas vezes eu penso em quanto tempo gasto abrindo aquela maldita página branca e azul, tempo que poderia usar para continuar trabalhando em meu projeto, pesquisando (odeio a palavra "estudar", lembra "obrigação"), fazendo qualquer outra coisa mais produtiva. Façam como eu estou conseguindo fazer: Pensem nas coisas maravilhosas que poderiam fazer longe de seus computadores e os desliguem mais cedo, leiam, vejam um - bom - filme, façam qualquer outra coisa que gostem que não seja ficar no computador 24h por dia, enchendo as redes sociais de lixo. O país e o mundo agradecem.

Confira também a postagem da AnneKira sobre nós brasileiros e as redes sociais.

3 comentários:

  1. Ao meu ver acho que nem precisa sair do computador, tem tanta coisa legal para se ver na internet, mas porque justo perder tempo só compartilhando porcaria e dificultando a vida de quem queria ainda usar o Facebook como ferramenta de acompanhar atualizações de sites, produtos, links de noticia e etc?
    Aliás hoje a noite eu vi um monte de gente passando para frente uma foto nojenta de um cara que tinha uma quantidade enorme de secreção saindo do nariz chegando até o pescoço, daquele catarro amarelo nojento. Deu vontade de vomitar depois que eu vi aquilo.

    ResponderExcluir
  2. Muito9 interessante teu blogue.

    Concordo com você quanto a utilidade do facebook.

    Tanto que não tenho um perfil- prefiro um blogue para expor os pensamentos.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Anne. Eu estava empolgado quando falei isso... Eu vejo muita coisa interessante na internet, como no deviantART, por exemplo. Equivoquei-me (mais uma vez). E muito obrigado, Igor! Fico feliz que você tenha vindo dar uma olhadinha no meu trabalho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...